Como mudanças no Game Design influenciam nas vendas de um jogo

@nana-2

| Introdução

Fortnite, um dos jogos mais jogados atualmente, foi lançado no ano de 2017, produzido pela Epic Games, é um game que une vários modos de jogo: Survival, Battle Royale e Sandbox. Atualmente, o modo de jogo com mais players é o Battle Royale, onde até 100 jogadores são enviados para um mapa, e basicamente todos lutam, até sobrar apenas um no final! Os jogadores começam todos sem equipamentos e armas, que devem ser achadas em meio ao mapa. Fortnite é um jogo para várias plataformas como PS4,XBOX, Nintendo Switch, PC/MAC e Android.

| Momento flashback - Voltando para 2011

Fortnite se encontra atualmente no mercado como uma referência para jogos. Atualmente, os críticos comparam ele com o sucesso que outros jogos como Minecraft e World Of Warcraft tiveram em suas respectivas épocas. Mas nem sempre ele foi visto dessa forma. Quando Cliff Bleszinski, o diretor de design na época da Epic, mostrou um trailer do jogo, ele tinha uma proposta muito diferente da atual, onde o jogo não teria uma pegada tão cartoon, mas sim algo mais dark. Seu foco seria apenas coletar objetos e recursos pela manhã, e enfrentar hordas de monstros à noite. Seria algo como uma fusão entre Left 4 Dead com Minecraft. Para a época, podemos ver que era uma proposta interessante, já que Minecraft se encontrava bem no mercado e a “pegada” de jogos envolvendo zumbis era algo que estava bem na moda, lembrando que foi próximo ao lançamento da série de The Walking Dead e era algo que muita gente estava comentando. Aqui podemos ver o trailer do jogo que foi mostrado em 2011, onde boa parte dos jogadores nunca viu esse trailer!

| Agora voltamos para 2017

Quando Fornite foi lançado em early-access, o game só possuía o modo que é conhecido atualmente como Save The World. Ele até chamou a atenção dos jogadores, mas a Epic percebeu que o seu jogo estava ficando para trás de outros lançamentos, como o PlayerUnknown's Battlegrounds, que era o grande sucesso da época e que se encontrava com 5 milhões de cópias vendidas em apenas 3 meses após seu lançamento. Como a Epic percebeu essa grande quantidade de vendas, eles decidiram mudar um pouco o que eles procuravam em Fortnite como jogo. Graças ao fato de eles já possuírem milhares de assets prontos, eles decidiram implementar no jogo a sua versão de Battle Royale e foi dali que nasceu o grande sucesso de Fortnite como o conhecemos hoje em dia.

| Foco em outro gameplay, aumentou ou diminuiu o número de jogadores?

Em Agosto de 2017, a Epic lançou uma página avisando a todos que o Fortnite tinha chegado em um milhão de jogadores, mas isso apenas com o modo Save The World, antes de existir o modo Battle Royale, que foi o que realmente trouxe o sucesso da Epic. O modo Battle Royale acabou ficando tão grande que a empresa decidiu dividir as equipes para não lotar a produção. Com apenas duas semanas de lançamento do modo Battle Royale, o jogo já se encontrava com dez milhões de jogadores!

Post escrito por Gabriel, continue lendo no site original: https://garotanocontrole.com.br/2020/09/fortnite-como-mudancas-no-game-design-influenciam-nas-vendas-de-um-jogo/

Like