Crusader Kings 3 — Dev Diary #11 em Português

@paulo-almeida

Olá, bem-vindos de volta!

Nessa semana falaremos mais sobre a intriga: não é apenas um ato, é um estilo de vida.

Como dito anteriormente em nosso último dev diary, cada habilidade de um personagem terá um estilo de vida, e cada estilo de vida terá três focos e três árvores de melhorias. Daremos uma olhada nelas hoje.

Tenha em mente que todos os valores listados abaixo estão sujeitos à mudança!

Para Intriga, os três focos são:

[Foco de fraude — Aceitação de agente: +10, Intriga: +3]

[Foco de tentação — Fertilidade: +25%, Opinião de atração: 10, Poder do conluio de sedução: +20%]

[Foco de intimidação — Intriga: +2, Intimidação ganha: +10%, Intimidação natural: +20]

Cada árvore de melhorias — planejador, sedutor e torturador — conclui com o desbloqueio do traço referente ao seu nome. Eu sei que isso pode ser um desafio e tanto, mas fique livre para adivinhar qual é qual:

(Ah, existe tortura maior que os desejos do coração…?)

Contarei também sobre os efeitos de cada melhoria desbloqueável, bem como seus impactos. Começarei falando sobre o foco de tentação, aquele vício eterno, e a árvore de sedução, mas antes eu quero falar mais da sua relação com o conluio de sedução.

Conluio de sedução

A sedução é um pouco mais complicada do que era no CK2, com alguns fatores, como a preferência pessoal do alvo, tendo um papel fundamental. Obviamente, o poder de conluio não é meramente afetado pela sua intriga, mas por quem você e seu alvo são.

Isso também significa que você deverá ser mais cuidadoso. Se um alvo fica irritado ao invés de seduzido, e se você sofrer uma falha crítica nesse processo, isso poderá resultar em uma rejeição pesada — impedindo você de seduzi-lo novamente — ou até mesmo tomar o famoso ~exposed~ e mostrar a sua verdadeira face para todo mundo.

A árvore de sedução

Então, como que a árvore de sedução poderá me ajudar? Algumas melhorias oferecem bônus diretos sobre o aumento do poder de conluio, ou te tornando mais atraente aos olhos daqueles que possuem o sexo e a sexualidade apropriada.

[Oportunidade sedutora — Poder do conluio de sedução: +30%]

[Smooth Operator — Chance de sucesso do conluio de sedução: +25%]

[Vantagem de casa — Chance de sucesso do conluio de sedução contra cortesãos e visitantes: +50%]

[Desejo repentino — Remove as penalidades de incest dos seus conluios de sedução]

Só para ser claro, isso afeta o conluio, não o relacionamento. Se você for pego se aproximando de forma indevida da sua família, você ainda sofrerá as consequências.

Do mesmo modo, se você achar que as suas preferencias sexuais estão te atrapalhando de seduzir o seu alvo, existem maneiras de lidar com esse problema:

[Luxúria liberada — Remove todas as penalidades de atração nos conluios de sedução]

(Não há como passar por cima das preferências sexuais de um personagem. Me desculpe, mas, as vezes, seu suserano não “é”.)

Existem melhorias para ajudar em diferentes tipos de “efetividade” em seus conluios de sedução:

[Como ervas em um jardim — Fertilidade: +30%]

E melhorias podem mitigar as consequências de uma falha:

[Recuperação graciosa — Você não pode mais falhar criticamente um conluio de sedução]

Nem me pergunte o número de vezes que eu tive que usar essa melhoria…

Trazer um amante para a corte não é uma ação sem riscos, logicamente. Então nos temos uma melhoria para minimizar os riscos que chegam até você, ao custo de tornar eles mais suscetíveis a morrerem em seu lugar:

[Adoração mortal — Seus amantes têm menos chance de entrar em conluios de assassinato contra você. Os amantes têm mais chances de te salvar caso exista uma tentativa de assassinato.]

O que eu posso dizer? Nem toda história tem um final feliz.

A melhoria final dessa árvore é aquela que te dá um traço de sedutor. Ela vem com um aumento no valor de intriga, fertilidade e um bônus no valor de atratividade com as pessoas que tiverem a mesma orientação sexual que você. Governantes do mundo, cuidem de suas esposas! E maridos! E membros da família! E a si mesmo!

Tortura

Claro, a intriga não é meramente para os prazeres da carne, mas para a dor também. Eu tenho o prazer de anunciar que a tortura estará de volta no CK3.

Mas qual a sua utilidade? Bem, ser intimidador pode fazer os seus vassalos te temerem. Outro benefício é a possibilidade da vítima tentar te subornar com segredos até que você pare. Você precisará de segredos para ter mais influência, já que a família da vítima te odiará em níveis estratosféricos. Se tornar um torturador ávido trará penalidades no custo de piedade e na opinião do clero (a menos que a sua religião permita esse comportamento…).

A árvore de tortura

Não você torturar as pessoas sem dar a oportunidade de você ficar bom nisso, ou iriamos? A árvore de tortura é sobre fazer com que seus vassalos e plebeus tenham medo do que está acontecendo em seu calabouço! Ou na sua sala de trono. Ou talvez até com a sua presença.

Elas possuem uma série de efeitos relativos à intimidação, além de adicionar bônus às várias fontes de intimidação.

[Intimidador — Ganho de intimidação: +30%]

[Retribuição divina — Você não perde Piedade ou opinião do clero quando tortura ou executa os outros]

[Complexo prisional feudal — Chances de aprisionamento: +50%]

E existem meios de garantir que seus pontos de intimidação durem o máximo possível:

[Para sempre controverso — Decaimento de intimidação: -100%]

Claro, uma vez que você “sai dos trilhos” (como meus amigos desenvolvedores classificaram meu estilo der jogo) você precisa ter certeza que isso não ficará no sigilo.

[Maldade implícita — Ganho de intimidação por ato tirânico: +0.5]

Porém, nem tudo é sobre intimidação. O entendimento sobre a anatomia humana também poderá ser de grande ajuda:

[Sacadas sombrias — Quando você tortura alguém: 50% de chance de ganhar 1 ponto de intriga ou 1 ponto de valentia]

Mesmo que não seja um modo de aliviar o stress (a menos que você seja um sadista), a árvore de melhorias oferece benefícios adicionais para suas maneiras não convencionais de lidar com os problemas:

[Prosperando no caos — Marcial e intriga por nível de stress: +1. Valentia por nível de stress: +2]

Intimidação (e as ações que ela oferece) são poderosas por si só, oferecendo alternativas de controlar seus vassalos, mas e se pudéssemos tornar isso ainda melhor?

[Tributo de medo — Mais taxas e contribuições de tropas pelos vassalos intimidados]

A última melhoria dessa árvore te dá o traço de torturador, que oferece bônus referentes às tropas e à valentia, além de algumas melhorias ao ganho de pontos de intimidação. Isso te permitirá manter o fator intimidação alto quando você aprisiona, revoga, tortura e executa a torto e direito.

A árvore de conluio

Alguns de vocês são menos “bombásticos” em seus métodos, o que nos leva até a última árvore desse dev diary. O ardiloso governa nas sobras, mantendo as ameaças em potencial na linha com métodos mais sutis.

Ela oferece um número de diferentes bônus para os seus conluios hostis, e também para as tarefas do seu espião mestre:

[Execução limpa — Poder do conluio de assassinato: +30%]

[Um trabalho feito corretamente — Chances de sucesso em um conluio hostil: +25]

(Conluios hostis não significam conluios contra você mesmo, mas conluios categorizados como hostis ao invés de pessoais.)

[Procurando sujeira — Velocidade do progresso em procurar segredos: +25%]

Encontrar segredos é uma tarefa do espião mestre que você pode se lembrar de ter lido em um dev diary passado.

Existem várias medidas defensivas também, caso seu inimigo esteja procurando por vingança:

[Corte das sombras — Efetividade em desmantelar conluios: +50%]

Desmantelar conluios é outra tarefa bastante útil do espião mestre.

[Preparado para tudo — Chances de sucesso de um conluio hostil inimigo: -25. Chances de sucesso de um conluio hostil inimigo contra um membro da sua corte: -10.]

Uma vez que você desbloquear essas melhorias, será difícil pros seus inimigos usarem do seu próprio veneno contra você. Você terá apenas que se preocupar sobre pessoas que estão no seu nível de maldade. Mas você já teria que se preocupar com elas de qualquer modo mesmo…

No dev diary de conluios, nos já contamos como funciona para fabricar hooks, que estão disponíveis na árvore de conluio, mas esse não é um único conluio a ser desbloqueado desse modo:

[A verdade é relativa — Ativa o conluio de fabricação de hooks. Encontrar segredos também poderá gerar um hook]

[Sequestrador — Ativa o conluio de abdução]

A abdução é um conluio criminoso e, por consequência, secreto. Contudo, se você obter sucesso, você será automaticamente descoberto. Eles não irão imaginar em qual calabouço estão. Você não terá que se preocupar com nada, afinal. A vítima estará totalmente à mercê da sua boa vontade.

Mas com todos esses conluios, e apenas um espaço para um conluio hostil, o que é um pouco mais de poder para aquele que está sentado no trono, certo? Aumente seus slots de conluio!

[Conluio duplo — Número máximo de conluios hostis: +1]

Por último, essa árvore de melhorias termina no traço de conluio. Isso não só te dará um bônus significativo na sua intriga no geral, mas também aumentará seu poder de conluio, aumentando a velocidade do sucesso inevitável de seus planos.

E com isso nos concluímos esse dev diary. Eu espero que você já esteja sonhando acordado sobre todos os caminhos que você poderá seguir a fim de obter poder, e como você pode mantê-lo quando chegar lá.

Na próxima semana, falaremos da árvore de melhorias relativas à administração, então adeus até la!

Lembre-se de não confiar em ninguém, nem mesmo na sua sombra.

Veja o texto original clicando aqui.

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