Crusader Kings 3 — Dev Diary #9 em Português

@paulo-almeida

No primeiro Dev Diary de 2020, os desenvolvedores deram uma breve introdução de como o sistema de estilo de vida deverá funcionar no CK3. O que era anteriormente parte de um DLC no CK2, será disponível no jogo base com diversas mudanças de funcionamento.

O texto, na íntegra e em português, está disponível logo abaixo:

Coé, galera! Hoje daremos uma olhada na mais nova e empolgante mecânica do CK3 — os sistemas de estilo de vida!

Primeiramente, os estilos de vida do CK3 têm muito pouco em comum com os do CK2. O sistema mudou e está muito mais desenvolvido e interativo do que o do CK2. De fato, agora temos árvores de habilidade agora, similar com as que você pode encontrar em um RPG. Você ganhará experiencia e desbloqueará privilégios, que serão traduzidos em todo tipo de bônus para o seu personagem! Isso te permite moldar o personagem de acordo com as suas necessidades, proporcionando maior imersão à sua história e dando maior rejogabilidade. Não é sobre os privilégios que você ganha, mas como você ganhará os mesmos.

Existem cinco categorias de estilo de vida, cada categoria contendo três árvores de habilidade. Primeiro você escolhe o estilo de vida desejado, e depois escolhe um foco dentro dos mesmos.

Os focos se convertem em bônus imediatos, da mesma forma que eram no CK2. Normalmente, você pega o foco que lhe dará o bônus que você mais necessita no momento. Por exemplo, se você precisa urgentemente de piedade, o foco em teologia é o que te salvará. Se você conquistou muitos territórios, talvez o foco em autoridade seja o mais apropriado. Você poderá pegar qualquer foco dentro do estilo de vida para ganhar experiência, os focos não correspondem a uma árvore específica.

Cada foco também virá com seu conjunto próprio de eventos únicos, conectados à temática do foco escolhido. Se você tem o foco em tentação, será possível receber eventos sobre manipulação de vassalos e visitantes, encontrar alguns de seus segredos e ganhar hooks. Já o foco em riqueza poderá lhe oferecer um imposto extra sobre os plebeus, além de outras coisas. Falaremos mais disso no próximo DD.

Depois que você escolhe um foco, você começará a ganhar experiencia e desbloquear privilégios!

Agora, os personagens não viverão o suficiente para desbloquear todos os privilégios. Você terá que escolher qual caminho seguir, e você desbloqueará uma nova vantagem em um período de alguns anos. As vantagens são desbloqueadas gastando pontos de experiência, que são ganhados tanto de forma passiva (simbolizando o que seu personagem faz em “off” durante seu tempo livre) e ativa (através de eventos de estilo de vida, etc).

Vantagens são coisas maravilhosas que desbloqueiam diversas possibilidades e oportunidades. Seguir o caminho correto desbloqueará modificadores especiais, decisões, casus bellis e até planos. Algumas vantagens irão modificar sistemas existentes a fim de trabalhar de forma diferente para o seu personagem. Por exemplo, seguir o caminho da avareza faz com que o stress (falaremos mais disso em uma ocasião futura) tenha alguns efeitos positivos. Algumas vantagens fazem suas tropas lutarem melhor, fazem suas facções ficarem controladas, ou melhoram a sua saúde. Realmente, você terá uma enorme gama de opções — e falaremos mais disso com mais detalhes do que cada estilo de vida pode fazer nas próximas semanas!

A vantagem final em cada árvore sempre te dará um traço, que será muito poderoso (pense no traço de mestre sedutor no CK2). Se você viver bastante, será possível acumular alguns desses.

Você consegue descobrir que traços são esses? 15 desses traços estão atrelados às árvores de estilo de vida, os outros poderão ser ganhos através de eventos especiais e atividades.

Enquanto você não usa os estilos de vida e desbloqueia vantagens antes da vida adulta, tudo começa durante a infância. Dependendo da educação do seu personagem, você terá uma afinidade para certos estilos de vida — o que não significa que você está preso a um estilo de vida, pois é possível escolher qualquer um deles independente da sua educação. Os ranks de educação correspondem diretamente a um aumento percentual da experiencia ganha, rank 1 de educação te oferece um bônus de 10%, enquanto o rank 4 te oferece 40% de bônus, etc.

Quando um personagem consegue um território, eles selecionarão um foco e desbloquearão privilégios de acordo com a sua idade — quanto mais velho, mais privilégios eles terão desbloqueados. Eles selecionarão um estilo de vida apropriado à educação que receberam (o que torna o gerenciamento da educação dos seus filhos um fator importante), e privilégios de acordo com a sua personalidade e seus traços. Não se preocupe, se você não estiver satisfeito com o que você recebeu será possível resetar todas as vantagens (dentro do seu estilo de vida) uma vez durante toda a sua vida — mesmo que isso signifique uma quantidade massiva de stress (de novo, falaremos disso em um DD futuro). Às vezes, é melhor jogar com o que você tem — talvez continuar com seu herdeiro que possui problemas relacionados à luxuria e é um sedutor nato poderá abrir possibilidades que você não tinha considerado antes?

Nas próximas semanas mergulharemos fundo dentro dos aspectos do sistema de estilos de vida, então fiquem ligados!

Veja o Texto original clicando aqui.

Clique aqui para entrar no Discord oficial do CK3.

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