Teamfight Tactics (TFT): Classes, Origens e como criar combinações [Patch 9.16b]

@moonmoon

Classes e origens são uma característica bem diferente em Teamfight Tactics (TFT) principalmente por não existir em League of Legends. No entanto é uma mecânica extremamente forte no jogo e que pode definir a sua vitória ou derrota.

Por isso eu preparei mais um guia sobre TFT-zada para deixar bem simples como as classes e origens funcionam e quais bônus cada uma irá dar.

Vale lembrar que o Teamfight Tactics ainda está em BETA e que a qualquer momento pode sofrer alterações. Se você encontrar qualquer informação diferente pode comentar e me marcar que eu atualizo o post.

O que são Classes e Origens em TFT?

Cada campeão tem a uma classe e tem uma origem e ao ter uma certa quantidade de campeões de uma classe ou origem confere um bônus. Por exemplo, ter dois Demônios no tabuleiro dá a cada um de seus Demônios uma chance de queimar toda a mana de um inimigo e causar tanto dano verdadeiro.

Já se você tiver dois Blademasters no tabuleiro dá a ambos 35% de chance de dar um ataque extra.

Mantenha em mente que realizar uma boa combinação entre as classes e origens será essencial para montar uma composição forte e capaz de vencer a partida.

Origens e seus efeitos

Assassinos

Efeitos:

2 -> Ataques tem 40% de chance de queimar 20 de mana do alvo e retornar 15 de mana.

4 -> Ataques tem 40% de chance de queimar 20 de mana do alvo e retornar 30 de mana.

6 -> Ataques tem 40% de chance de queimar 20 de mana do alvo e retornar 45 de mana.

Dragão

Efeitos:

2 -> Dragões recebem defesa a 83% de dano mágico.

Exilado

Efeitos:

1 -> Se não houver unidades próximas no início do combate, o Exilado recebe um escudo no equivalendo a 100% da sua vida.

Glacial

Efeitos:

2 -> Ataques de unidades glaciais possuem 20% de chance de atordoar o oponente por dois segundos.

4 -> Ataques de unidades glaciais possuem 30% de chance de atordoar o oponente por dois segundos.

6 -> Ataques de unidades glaciais possuem 45% de chance de atordoar o oponente por dois segundos.

Hextech

Efeitos:

2 -> Desativam os itens de um campeão inimigo e dos campeões vizinhos.

4 -> Desativam os itens de um campeão inimigo e dos campeões vizinhos dentro de dois quadrados de alcance.

Imperial

Efeitos:

2 -> Uma unidade imperial aleatória causa dano em dobro.

4 -> Todas unidades imperiais causam dano em dobro.

Nobre

Efeitos:

3 -> Um aliado aleatório recebe 70 de armadura e recupera 35 de vida por ataque.

6 -> Todos aliados recebem 70 de armadura e recuperam 35 de vida por ataque.

Ninja

Efeitos:

1 -> O ninja recebe +50% dano físico e poder de habilidade.

4 -> Todos os ninjas recebem +70% dano físico e poder de habilidade.

Pirata

Efeitos:

3 -> Recebe até quatro de ouro adicional no final do combate.

Fantasma

Efeito:

2 -> Amaldiçoa uma unidade inimiga aleatória no inicio do combate, reduzindo sua vida para 100

Robô

1 -> Robôs iniciam o combate com mana cheia.

Void

Efeitos:

3 -> Unidades causam dano verdadeiro, ignorando armadura e resistência mágica.

Selvagem

Efeitos:

2 -> Unidades selvagens ganham cargas de velocidade de ataque (máximo de cinco cargas) por cada ataque. Cada carga dá 12% de velocidade de ataque.

4 -> Todos aliados carregam cargas por ataque e ganham velocidade de ataque. 12% de velocidade de ataque por carga, máximo de cinco.

Yordle

Efeitos:

3 -> Yordles recebem 30% de chance de esquivar de ataques.

6 -> Yordles recebem 55% de chance de esquivar de ataques.

Quais são as melhores Origens?

Por TFT ainda estar em beta é muito provável que as dicas não durem muito tempo, no entanto no momento há 4 tiers de origens:

TIER S

  • Nobre
  • Imperial
  • Void

TIER A

  • Demônio
  • Yordle

TIER B

  • Exilado
  • Robô
  • Dragão

TIER C

  • Fantasma
  • Pirata

Classes e seus efeitos

Assassinos

Efeitos:

Todos -> Assassinos saltam para o adversário mais afastado.

3 -> Causam dano crítico aumentado em +125%.

6 -> Causam dano crítico aumentado em +350%.

Mestre das Lâminas

Efeitos:

3 -> Mestres das lâminas tem 35% de chance de causar um ataque duplo.

6 -> Mestres das lâminas tem 35% de chance de causar um ataque triplo.

Lutador

2 -> Lutadores recebem 300 pontos de vida adicional.

4 -> Lutadores recebem 600 pontos de vida adicional.

6 -> Lutadores recebem 1000 pontos de vida adicional.

Elementalista

Efeitos:

3 -> Invocam um elemental no início da rodada e recebem o dobro de mana por ataque.

Guardião

2 -> No início do combate, guardiões e aliados adjacentes recebem +50 armadura.

Atirador

2 -> Após cada ataque, atiradores tem 50% de chance de atacar imediatamente um outro alvo aleatório.

4 -> Após cada ataque, atiradores tem 50% de chance de atacar imediatamente dois outros alvos aleatórios.

Cavaleiro

Efeitos:

2 -> O seu time inteiro ignora 15 de dano.

4 -> O seu time inteiro ignora 30 de dano.

6 -> O seu time inteiro ignora 55 de dano.

Arqueiro

Efeitos:

2 -> A cada três segundos, arqueiros tem 25% de chance de dobrar a sua velocidade de ataque por três segundos.

4 -> A cada três segundos, arqueiros tem 65% de chance de dobrar a sua velocidade de ataque por três segundos.

Metamorfo

Efeitos: 

3 -> Metamorfos ganham 60% de vida extra quando transformam-se.

6 -> Metamorfos ganham 120% de vida extra quando transformam-se.

Feiticeiro

Efeitos:

Todos: Feiticeiros ganham o dobro de mana por ataque

3 ->  Todos aliados ganham +40% de dano mágico.

6 -> Todos aliados ganham +100% de dano mágico.

Quais são as melhores Classes?

Como eu falei para Origens, o Meta ainda não está definido e a Riot ainda pretende fazer alterações profundas no jogo. No entanto, no momento este são os grupos mais fortes:

TIER S

  • Assassin
  • Sorcerer

TIER A

  • Blademaster
  • Shapeshifter

TIER B

  • Brawler
  • Elementalist
  • Guardian
  • Ranger

TIER C

  • Gunslinger
  • Knight